terça-feira, 12 de julho de 2011

SAIBA COMO FOI A VOTAÇÃO DOS VEREADORES: Vaias e muita discussão na Câmara de THE

Cobertura direto da Câmara - 12/07/2011 às 13:00h
PROJETO QUE ALTERA Lei Antifumo é aprovado na CMT
SAIBA COMO FOI A VOTAÇÃO DOS VEREADORES: Vaias e muita discussão na Câmara de THE
Depois de uma sessão aberta, por volta das 11h, sob tensão, com várias discussões sobre outros assuntos pertinentes na Câmara dos Vereadores de Teresina, somente às exatas 12h50 a Casa iniciou a esperada discussão da votação a respeito do projeto que altera a Lei Antifumo, em vigor na capital piauiense e que altera as regras sobre fumar ou não fumar em estabelecimentos com ambientes abertos e fechados, como restaurantes.
A vereadora Rosário Bezerra (PT) é contra a mudança na lei, que hoje proíbe os locais de permitirem espaços para fumantes. "Ninguém deve ser obrigado a sentir baforadas de cigarro se não quer fumar", argumentou. Já o vereador Edson Melo (PSDB) é o autor do projeto de mudança e a favor de que os fumantes não sejam proibidos de tragar um cigarro enquanto estão em um ambiente aberto. "Não se pode querer que os fumantes não frequentem os locais", afirmou.
Presentes à sessão, de um total de 19 vereadores, 17 deles. A Lei Antifumo é do segundo semestre do ano de 2010, de autoria de Rosário, e regulamenta que os estabelecimentos não permitam fumantes nos locais, mesmo os abertos. O projeto de Edson Melo visa deixar mais flexível a atual Lei e permitir que a pessoa possa fumar em qualquer lugar aberto ou semi-aberto, desde que haja um consentimento do dono do estabelecimento. No plenário, vários manifestantes, alguns contra e outros a favor das mudanças na lei já em vigor.
A VOTAÇÃO
Após um brev discurso, o presidente da Casa, vereador Edvaldo Marques (PSB) deu início à votação. E a maioria dos vereadores votou pela alteração do projeto. Foram 10 votos a favor, 8 votos contra, uma falta e uma abstenção. Confira abaixo a lista:
-Votos a favor:
Edson Melo, Roney Lustosa, Rodrigo Martins, Olésio Coutinho, Joninha, Cebim, Renato Berger, Zé Nito, Urbano Eulálio e Ferreira.
-Votos contra: Rosálio Bezerra, Teresa Britto, Valdemir, Dr. Pessoa, Lobão, R. Silva, Ananias Carvalho e Pastor Levino.
-Falta: Délcio Solano
-Abstenção: Paulo Roberto
NÃO É PARA AGORA
Após aprovado o projeto que altera a Lei Antifumo, muitas vaias dentro do plenário da Câmara dos Vereadores. Os manifestantes que estavam contra as alterações da atual lei que proíbe fumo em locais abertos e fechados exibiam faixas com frases reflexivas e contra o uso do cigarro. "Enquanto o mundo quer acabar com o uso do cigarro, a maioria dos vereadores de Teresina vai contra e aprova um negócio desses", reclamou uma manifestante. Edson Melo, ao discursar na tribuna, foi vaiado bastante. Ele ignorou e disse que o que aprovou não é ruim. "Luto por vocês, pela sociedade, educação, saúde... mas não tem como discriminar quem fuma", argumentou. Pelos manifestantes contra a nova Lei, já a parlamentar Rosário Bezerra (PT) foi bastante aplaudida. Algumas vezes, Edvaldo Marques (PSB) interrompeu a sessão. Por enquanto a Lei Antifumo da vereadora Rosário Bezerra continua valendo. Isso até o momento em que o prefeito Elmano Ferrer avalie e sancione (ou vete) a nova Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário